sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Tomando nota das aulas. Preparação para revisão de conteúdo

Conservação de matérias através da transformação de dados vagos em informações grafadas.
Ao saber que uma boa revisão é essencial para um bom aprendizado é preciso agora entender o melhor processo para tomar conhecimento das aulas e poder revelas mais tarde em um ambiente mais calmo e propicio para essa atividade. Seja em uma sala de estudos, que muitos utilizam a biblioteca, ou a própria casa do estudante. Estamos falando das anotações, que são fragmentos importantes da aula a serem coletados para que mais tarde sejam usados como guia para os estudos posteriores a respeito do tema, junto com outros artifícios como livros didáticos e apostilas de exercícios.

Anotar informações consiste em sintetizar de forma clara as ideias que alguém deseja
 passar, guardando as mesmas para um uso posterior em um ambiente de estudo.

A primeira forma que as pessoas desenvolvem é inicialmente apenas anotar o que o professor colocar na lousa, e somente quando esse explicitamente mandar que o mesmo deva ser copiado. Este método é o mais antigo de todos e é ensinado desde o ensino primário, contudo conforme vamos crescendo a cobrança por cadernos preenchidos se torna desnecessário, uma vez que o aluno já é capaz de saber ler e escrever de forma funcional. Assim do fundamental dois em diante, muitas vezes não é preciso entregar o caderno para a professora vista. O problema passa a ser se o aluno compreendeu as aulas, e não se ele sabe transcrever aquilo que está escrito no quadro negro ou não.

Esse sistema de transcrição apresenta-se falho pois muita informação importante é pronunciada oralmente pelo professor, e muitas vezes não é passada no quadro. Com isso o aluno ao faz sua revisão precisa relembrar do que foi dito, causando um esforço mental desnecessário. Deste modo, anotar partes chave do que foi dito durante as aulas é muitas vezes mais importante que só copiar matéria. Contudo é importante lembrar que os métodos de anotação devem ser aqueles que o aluno se adequar melhor, tornando o mais produtivo e eficiente. Será mostrado alguns desses, e então o aluno deve tentar cada um deles para configurar aquele que esse se sentir mais confortável.

Método Cornell

Esse sistema de anotações consiste em dividir uma folha em quatro grandes blocos. O topo da página irá conter informações de identificação como o nome do curso e da matéria, o tipo de aula, se é expositiva, laboratório ou uma palestra, data e horário, entre outros. Depois o meio da página ira ser divido em duas partes. A direita deve ficar uma porção maior para as anotações da aula em um formato resumido e claro, assim como os registros de duvidas igualmente para posterior pesquisa ou conversa com o professor. A esquerda, depois da aula, deve ser feita a fixação de ideias através de frases ou palavras chaves, sintetizando ainda mais o conteúdo. A parte inferior deve ser utilizada para a revisão do conteúdo, onde deve ficar um resumo ou sumarização do que foi produzido na parte de anotações.

Método alternativa usual do método Cornell de anotações mostrando
três grandes blocos a serem divididos e preenchidos pelo estudante.

Vale observar que os métodos de anotação tendem a variar de formato, o método Cornell por exemplo pode apresentar a seguintes variações: Remoção do bloco superior que é mesclado com o bloco inferior, colocação das perguntas na seção de tópicos, e não no bloco de anotações ou dúvidas a respeito de quando se deve realizar cada uma das seções, se em aula ou em casa. Um ponto importante é o espaçamento entre o texto escrito. Uma linha deve ser usada para separar ideias opostas, várias linhas para tópicos diferentes, e trocar de folha para temáticas distintas. O importante novamente é que o aluno faça aquilo funcionar melhor e aquilo que mais o agradar.

Método da página dividida

A taquigrafia permite uma escrita veloz e enxuta, contudo
requer prática e dedicação para domina-la com perfeição.
Original a esquerda, a direita a a versão taquigrafada.
Essa estrutura sugere dividir a folha em duas partes geralmente de forma simétrica, a esquerda as ideias primarias sobre o assunto e a direita as ideias secundarias sobre o mesmo. Sendo este método bem mais simples que o Cornell.

Uso se símbolos e abreviações

Como a fala tende a ser mais rápida que a expressão escrita, tentar escrever na mesma velocidade que o professor diz tende a ser algo irreal. Para tanto é preciso se contentar com as partes importantes. O aluno pode começar a desenvolver palavras corriqueiras escritas de forma reduzida ou a criação de símbolos para auxilia-lo, contudo é preciso saber o porquê dos mesmos quando foram criados para que este não se perca depois que tiver que fazer uma revisão a partir do material anotado. Caso queira se aprofundar nessa técnica, formas de escrita rápida foram desenvolvidas, e assim, cada pais conta com um acervo de técnicas próprio. Esta arte se chama taquigrafia e é utilizada por jornalistas em entrevistas e homens da lei para anotar casos. Países de língua portuguesa como o Brasil se utilizam dos métodos Leite Alves, Taylor e Martí. Nos países de língua inglesa como o Estados Unidos se encontram os métodos Gregg, Pitman e Teeline. Ambos os métodos ordenados do mais utilizado para o menos utilizado.

Uso de canetas coloridas

Apesar de soar um pouco infantil e um tanto quanto feminino para os homens, separar os tópicos e títulos do texto com o uso de cores variadas não é só uma maneira de enfeitar o caderno mais sim um sistema que visa auxiliar na organização do material. Quando for revisar o conteúdo é possível ver com clareza quando um dos tópicos aninhados pelos seus respectivos títulos que se diferenciam pela cor, uma maneira muito mais rápida do que ter que ler o caderno para encontrar o que se deseja rever. Deste modo, o uso de canetas hidrográficas, marcadores e afins não só são bem-vindos como estimulados, pois o próprio cérebro prefere coisas que evidenciam contraste do que uma simples folha preenchida de palavras a uma mesma cor.

Uso correto do marca texto para grifar partes importantes das anotações
 realizadas em sala de aula ou produzidas em uma revisão. Em língua inglesa.


Estilos de folha e outros

Não é necessário utilizar um caderno formalmente para anotar as informações. A ideia de ter um caderno vem da praticidade em escrever textos, por conter já a divisão de linhas, as chamadas pautas, onde pode se escrever de maneira confortável. No entanto é um problema pois tentativas de fazer algo mais elaborado que escrever, como ilustrações, gráficos, tabelas e afins, os mesmos serão cortados pelas linhas. Talvez o mais correto possa ser um caderno sem pauta no caso, ou folhas de sulfite em branco que podem ser intercaladas com folhas de papel almaço no famoso fichário, que permite uma organização mais coerente da matéria pela facilidade de troca da posição das folhas.

Retomando novamente, o aluno deve tentar diferentes estilos e executar aquele que o mais lhe agrada. É importante ressaltar que quando um determinado estilo for escolhido não é recomendado ficar trocando muitas vezes pois isso pode bagunçar o cérebro. Deixe por um tempo longo, e quando ver que o método escolhido não se encaixar, então é nessa hora em que se deve buscar novas formas de se preparar para os estudos. Uma ressalva é a anotação através de aparelhos eletrônicos, como a simples foto através de um celular, que muitas vezes pode ajudar na pressa, mas não deve ser tomado como usual pois ao escrever exercitamos nosso cérebro a ver, ler e compreender o conteúdo que está sendo passado, ao tirar uma foto todo esse processo se perde que fica exclusivo na revisão para se familiarizar com o conteúdo. Tome cuidado.
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